A Layr 2018-09-24T08:10:34+00:00

A LAYR

A História da J. Ryal & Cia Ltda – Fornos e Fogões LAYR.

  

A História da J. Ryal & Cia Ltda – Fornos e Fogões LAYR , tem como berço a então pequena e interiorana cidade de Jundiaí, no Estado de São Paulo, terra natal de seus sócios fundadores os irmãos Julio Roberto Ryal e Henrique Ryal, descendente de imigrantes espanhóis.

O inicio desta conceituada industria fundada em 18/abril/1941 se deu com a fabricação de ventuinhas que eram usadas nos motores a gasogênio utilizados durante a Segunda Guerra Mundial.

Após pesquisas, estudos e muito trabalho eles iniciaram a fabricação de fornos e fogões elétricos, sendo os pioneiros nesse setor no Brasil. Nesta mesma década o setor administrativo da empresa foi transferido para São Paulo– Capital mais precisamente no bairro do Canindé, permanecendo a unidade fabril em Jundiaí.

Os primeiros fornos e fogões elétricos eram dotados de resistências elétricas em espiral e em sistema de cabo com plugs controladores da intensidade de calor.

O 1º forno nacional de fabricação J. Ryal – Layr – foi denominado forno Standard. Como atualmente, era todo fabricado em aço inoxidável, sendo que até hoje, passados mais de 65 anos ainda existem unidades em funcionamento.

Com o decorrer dos anos, mudanças e avanços tecnológicos foram introduzidas nas linhas de montagem, onde os fornos foram dotados de termostato, chaves controladoras de calor, lâmpada interna, relógio, recebendo denominações diversas tais como: forno Semi-automático, Automático de Luxo, Super Automático e Brasília. Surgiu nesta ocasião a produção de fornos industriais, também totalmente am aço inoxidável, ainda em perfeito funcionamento atualmente.

Já no final do século XX o comando da empresa passou para as mãos da geração seguinte dando seqüência a filosofia de seus fundadores, onde o trabalho, a honestidade, a tecnologia e a qualidade dos produtos constituem a marca registrada da empresa.

Atualmente uma nova unidade fabril se encontra em pleno funcionamento na cidade de Mogi-Mirim, interior do Estado de São Paulo.

Seguidores de uma evolução constante, novos modelos de fornos, fogões elétricos de mesa com uma ou duas bocas, churrasqueiras elétricas, fogão semi-industrial, fornos e fogões à gás e churrasqueira à carvão foram lançados.

Os fogões elétricos são em aço inoxidável, assim como o tampo do fogão à gás e os fornos elétricos e à gás. No tocante aos fornos, temos também fornos brancos com pintura eletrostática e aos fogões à gás semi-industrial, com tampo esmaltado.

Nos produtos Layr a tradição e a qualidade fazem a diferença.